Conhecido pelos usuários de smartphones e
tablets, o sistema operacional Android, do Google, já está disponível
nos mais novos modelos de TV conectadas da Sony, que chegam ao mercado
brasileiro em maio. Até o final do ano, a Philips também colocará à
venda aparelhos com a mesma tecnologia, que permite o acesso ao conteúdo
da Google Play Store, incluindo filmes, aplicativos e jogos.
A novidade foi apresentada no início de
janeiro na CES, nos Estados Unidos, maior feira de eletrônicos do mundo.
O Google, após algumas tentativas frustradas de emplacar sua plataforma
para televisores, desta vez aposta na familiaridade dos consumidores
que já utilizam o Android em seus aparelhos pessoais.
O grande atrativo para os compradores são
os games. Os fabricantes acreditam que o sucesso dos joguinhos nos
celulares vai se repetir na tela grande. “A ampla variedade ajudará a
alavancar a plataforma e até a popularizar o conceito de TV conectada”,
afirma Luis Bianchi, gerente de novos negócios em Smart TVs da
Philips/TP Vision. Para jogar na televisão, o usuário poderá usar o próprio controle remoto, um joystick conectado à entrada USB ou o smartphone.
O executivo informa que já existem cerca
de 500 aplicativos Android adaptados para a linguagem das TVs, e a
tendência é aumentar. “Criar novos aplicativos fica mais fácil quando a
plataforma é aberta e já conhecida pelos desenvolvedores”, declara.
A versão da plataforma Android para TVs
traz ainda outras funções interessantes. É possível, por exemplo,
transmitir conteúdos do celular ou do notebook para a tela do televisor
com um único clique. Esse também é o principal atrativo do Chromecast,
espécie de pen-drive que transforma qualquer TV em um modelo conectado à
internet.Com as novas TVs, enquanto vê um filme, o
telespectador terá a opção de usar a tecnologia de reconhecimento de voz
para buscar na internet outros títulos, que tenham o mesmo ator no
elenco. E isso poderá ser feito pelo smartphone ou pelo próprio controle
do televisor.

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