O Google bateu seu recorde e gastou US$ 5,5 milhões (cerca de R$ 16,6 milhões) com lobby entre janeiro e março de 2015, de acordo com um banco de dados do governo dos Estados Unidos.
Em 2014 empresa ficou em 9º lugar entre as empresas que mais gastaram com a atividade, uma espécie pressão exercida dentro da lei por parte de um grupo ou empreendimento com o objetivo de interferir nas decisões do poder público em assuntos de seu interesse. O valor total desembolsado pela gigante de tecnologia foi US$ 16,8 milhões (cerca de R$ 50 milhões)
O crescente investimento em lobby destaca expansão da presença do Google em Washington enquanto participa de batalhas antitruste no país e no exterior. Nos últimos meses a companhia foi acusada de prejudicar as rivais nos resultados de busca e de usar o Android para manter sua posição dominante entre os usuários do serviço móvel.
"Os grandes gastos do Google em Washington podem ter como objetivo conseguir o apoio do Congresso e da Casa Branca na sua defesa na ação antitruste movida pela União Europeia contra a empresa", explica Viveca Novak, porta-voz do Center for Responsive Politics, grupo que estuda os efeitos da atividade nas eleições e na política pública dos EUA.
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