PlayStation 4? Xbox One? Que nada. São os smartphones a plataforma de
games mais popular no Brasil. De acordo com a pesquisa Game Brasil 2015,
divulgada nesta quinta-feira (5) na Campus Party 2015, 82,1% dos
brasileiros jogam no celular.
Feita pela Sioux e pela Blend New Research, a pesquisa ouviu 909
pessoas dos 25 estados e do Distrito Federal em janeiro deste ano. Esta é
a segunda edição do levantamento, feito pela primeira vez em 2013, e
inclui agora consoles e computadores na contagem.
De acordo com a Game Brasil 2015, a maioria dos brasileiros que gostam
de games joga em mais de uma plataforma, totalizando 78,6% dos
entrevistados. Depois dos smartphones, líderes isolados na preferência,
aparecem os computadores (71,3%) e os consoles (56,2%). Os tablets
surgem depois, com 37,4%, seguidos surpreendentemente pelas Smart TVs,
com 6,1%.
De pai para filho
A Game Brasil 2015 também perguntou para os pais entrevistados qual é a
relação dos filhos com os videogames. Segundo as respostas, 90,6% dos
filhos joga games, e 82,1% dos pais costumam jogar ao mesmo tempo que os
filhos.
Para Camargo, essa é uma questão geracional. "Os gamers dos anos 1980
já constituem família e a cultura de jogos eletrônicos entra de maneira
natural nas vidas de seus filhos; não existe o medo ou preconceito da
geração dos seus pais".
Videogames
Levando em consideração apenas os consoles de mesa, a pesquisa aponta
que o Xbox 360 é o videogame mais popular no Brasil, com 42,9% dos
jogadores afirmando que possuem um, ultrapassando o hit PlayStation 2
(38,9%) e o PlayStation 3 (30,3%).
Os videogames de nova geração aparecem depois, com o PS4 liderando a
corrida por uma margem pequena, com 10,4%, seguido pelo Xbox One (7%) e o
Wii U (2,2%).
Para o público ouvido pela pesquisa, "Grand Theft Auto V" foi o melhor
lançamento de 2014, com 30,1%, levando em conta preço, disponibilidade,
localização e jogabilidade. O game de mundo aberto da Rockstar Games é
seguido por "Fifa 15" (23,9%).
Localização
A Game Brasil 2015 também avaliou a qualidade dos games dublados para
português do Brasil, que por enquanto parecem que não agradar muito.
Para 40% dos entrevistados, a localização nacional é regular. 36,1%
considera ela boa e 17,1%, excelente.

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