Quem usa o celular para jogar já está acostumado com os
títulos "freemium", ou "free to play", e agora os donos de consoles
passarão a topar cada vez mais com a modalidade.
Esse tipo de jogo é gratuito, mas inclui algum conteúdo que
depende de pagamento. Às vezes pode ser uma fase extra, às vezes algum
item sem o qual fica mais difícil avançar na história.
Um dos primeiros dentre os grandes a entrar na ideia é o
Fable Legends, desenvolvido pela Lionhead Studios e pertencente à
Microsoft.
Acontece que há uma diferença considerável entre o efeito
do freemium em celulares e tablets em relação aos consoles. Em
dispositivos móveis, um jogo costuma custar, no máximo, R$ 10, então os
desenvolvedores compensam eventuais perdas com a gratuidade vendendo
material extra.
Já os títulos para console têm um valor bem mais alto e
custam mais para serem produzidos - ainda mais blockbusters como Fable
Legends. A aposta, como ressalta o Wall Street Journal,
é distribuir milhões de cópias na esperança de que as pessoas se
interessem pelo jogo a ponto de gastar algum dinheiro com eles.

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